Triggers participam de Talks com Lucas Torres de Jesus, do Nave à Vela!

O segundo Talks que os times do Programa Triggers participaram foi muito inspirador. Além de dicas valiosas sobre o mundo do empreendedorismo, Lucas Torres de Jesus, fundador do Nave à Vela, contou toda a sua trajetória pessoal e como a vida o levou a empreender e a trabalhar com uma nova forma de inserir a Cultura Maker nas escolas.

Lucas acredita no modelo Boostrapping, que significa criar seu negócio usando somente recursos próprios, sem recorrer a investidores externos. Ou seja, toda entrada de capital vem dos primeiros clientes. Segundo ele, é uma forma de testar no dia a dia o que dá certo e errado. “A primeira venda é um termômetro de mercado e é ela que realmente valida a proposta de valor do negócio. Vejo que há uma preocupação exagerada em levantar muito dinheiro inicial, ter uma equipe grande, um site moderno etc, sem muitas vezes a proposta de valor estar bem validada. O ideal é ser mais enxuto no início e agilizar a primeira venda!”, ressalta o empreendedor.

Outro ponto importante abordado pelo executivo foi a importância da adaptação do negócio ao mercado e os critérios utilizados para esse processo. Lucas pontuou que os empreendedores não devem ser tão rígidos no plano inicial, pois precisará adaptar. “Vai mudar muito. A forma de cobrar, de quem cobrar, a proposta de valor percebido. Mas é claro que não pode ser uma mudança a ponto de descaracterizar o negócio”.

Lucas finalizou o TALKS com os integrantes do Programa falando sobre como o “movimento gera movimento”. Ele comparou a gestão de um negócio com andar de bicicleta. “No início estamos numa marcha pesada. A inércia inicial é bastante pesada, mas a medida que damos uma pedalada, duas, três, as coisas engrenam e as próximas ficam mais embaladas com aquelas primeiras. Fato é que o empreendedor deve começar rápido e sair do mundo romântico do empreendedorismo, que fica no campo das ideias, pensamentos, discursos, conceito. Quanto mais rápido ir para realidade, melhor!”, finaliza.